Como as máquinas de som ajudam a dormir?
- Nicole Abreu
- 5 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de abr. de 2022
Como as máquinas de som ajudam você a dormir?
Para percebermos como as máquinas de som podem ajudar a dormir, pense em como sua energia reflete a música que você está ouvindo. Isso não é algo que você pode ajudar; seu cérebro se concentra naturalmente nos sons, principalmente nos sons falados ou pesados. Esses sons tendem a nos manter acordados e alertas, por mais que tentemos forçar nosso cérebro a ignorá-los. Então, quando é hora de adormecer e os vizinhos estão ouvindo música alta ou falando alto, é simplesmente a natureza humana se concentrar nos sons, em vez de apenas desligar e adormecer.
De acordo com os especialistas, o ruído branco é ideal para disfarçar ou abafar outros sons do ambiente, como o barulho de carros, obras ou cachorros latindo.
Máquinas do sono criam um som constante que naturalmente abafa outros sons, permitindo que nosso cérebro se concentre no oceano, nas chuvas ou no tom de ruído branco e adormeça até dormir.

“O ruído branco é, literalmente, uma parede de energia sonora”, diz Seth Horowitz, neurocientista especializado em audição. Podemos obtê-lo através de aparelhos electrónicos simulando sons da natureza ou através de um ventilador ligado, por exemplo.
As causas mais comuns de sono perturbado são ruídos externos, como vizinhos barulhentos ou tráfego na rua. Os parceiros de ronco também podem atrapalhar nosso sono ou impedir que adormecemos. É por isso que os fãs de ruído branco vêm ganhando popularidade nos últimos anos.
Existem múltiplos modelos destas máquinas que usam ruído branco para nos ajudar a ter uma boa noite de sono.
Uma máquina de relaxamento com luz e som (da InnovaGoods), que o ajuda a dormir e melhora a qualidade do seu sono de forma natural e sem recurso a medicamentos.

Esta máquina tem 2 modos de som (oceano/fogo) e projeção de luz intermitente para guiar o ritmo da respiração e encorajar o relaxamento, retardando assim o metabolismo e relaxando o corpo por completo.
Mas será que há contraindicações?
“Não, a menos que o volume (do ruído branco) seja tão alto que possa afetar a audição”, afirma Nitun Verma, porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono.
Créditos: Artigo original publicado no blog da NAcloset
Comentários